MENU

Navegue pelas veredas do Vereza clicando nas opções abaixo:

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Aula de português!

Nossa língua pode ser escrita e falada. Na língua escrita, as palavras são formadas por letras (símbolos gráficos); na língua falada, por fonemas.

"O primeiro ato de corrupção do governo Lula foi cometido por Benedita da Silva, ao tomar o seu café da manhã em Buenos Aires às custas do dinheiro do contribuinte!"

O grupo de letras que representa um só fonema recebe o nome de dígrafo.

"O segundo ato de corrupção do governo Lula foi cometido por um acessor de José Dirceu recebendo propinas de um banqueiro de bicho para a caixa do PT e sendo filmado no ato."

Ao pronunciarmos uma palavra, damos impulsos de voz. A cada impulso se forma uma sílaba.

"O terceiro ato de corrupção do governo Lula foi a covarde falência da Varig benificiando a TAM, e grupos dos quais fazia parte o neto do Brasil."

A expressão haja vista, que equivale a veja, é absolutamente invariável no português contemporâneo.

"O quarto ato de corrupção do governo Lula foi a propina cobrada e filmada nos correios e que resultou na denúncia de Roberto Jeferson fazendo explodir o escândalo do mensalão!"

Os pronomes relativos sempre se relacionam com um termo antecedente e dão início a uma oração chamada adjetiva.


"Cartões de crédito corporativos da presidência; milhões gastos sem comprovação."

Quem, no português moderno, somente se refere a pessoas e sempre aparece antecedido da preposição a, no caso de o verbo ser transitivo direto.

"Em agosto de 2005 o publicitario Duda Mendonça é acusado de ser envolvido no escândalo do mensalão após dizer que tinha aberto conta nas Bahamas - por orientação do empresário Marcos Valério, acusado de operar o mensalão - para receber cerca de dez milhões de reais como pagamento por serviços publicitários e de assessoria política prestados ao PT"

Também não tem cabimento falar-se em sujeito elíptico, conceito semelhante ao sujeito oculto.

"Toninho de Barcelona diz saber muita coisa sobre o envolvimento de gente do PT com a compra e venda de dólares no mercado paralelo e com remessas ilegais de dinheiro para o exterior."

Amigos (as) seguidores, tería que ficar o resto de minha vida relatando as corrupções de Lula e o PT;
como é Natal desejo um pequeno intervalo de paz à todos vocês e obrigado pelo apoio.

Estamos juntos!

27 comentários:

The Doctor disse...

São atos de um peça de terror do qual nós pagamos a conta e poucos percebem tal gravidade.

Marie disse...

Adorei o Blog!
Feliz Natal!

Maria disse...

"Eles estão jogando o jogo deles.
Eles estão jogando de não jogar um jogo.
Se eu lhes mostrar que os vejo tal qual eles estão,
quebrarei as regras do jogo
e receberei sua punição.
O que devo, pois, é jogar o jogo deles,
o jogo de não ver o jogo que eles jogam."
R.D. Laing

Luiz C Leal disse...

Feliz natal Carlos!
Nunca deixe de escrever.
Sabemos que teu tempo é escasso, amas tua profissão e ainda tens o belo trabalho seguindo o legado de Chico Xavier.
Já aguardo o proximo texto.
Luiz

Anônimo disse...

Feliz Natal e que Deus nos ampare e intua.

Anônimo disse...

Com toda certeza, é um oceano de lama.
Feliz Natal.

Unknown disse...

Querido Carlos,

Infelizmente Lula e seus ladrões estão conseguindo destruir o que parecia passível de construção. Doi ver que "ainda se obriga a votar por qualquer trocado...", e o pior, as pessoas estão iludidas! Estamos caindo no abismo do comunismo, no abismo totalitário da falta de verdade!
Boas festas!!!
Paz e Bem!

Félix Ibarra disse...

Grande Vereza,
Sou um jovem de 19 anos grande admirador de seu trabalho. A primeira oportunidade que tive de vê-lo na telinha foi em 1996 quando aos 5 anos me encantei com a novela O Rei do Gado, na qual o senhor interpretava o senador Caxias.

Bem, depois de algum tempo pesquisando a memória da tv descobri reliquias como seu trabalho Selva de Pedra e tornei-me mais fã ainda. Sempre admirador dos homens públicos do PSDB, em especial José Serra pensava eu que o senhor era do PT. Em especial por conta do papel em O Rei do Gado que se eu não me engano chegou até a participar a então senadora Benedita da Silva PT-RJ.

Mas, após aquela maravilhosa entrevista no Jô Soares e agora na leitura deste maravilhoso blog posso perceber que és não só um grande artista, mas também um homem de grande caráter e exemplo para a juventude brasileira.

Exemplo por estar lutando na Resistência Democrática a um governo composto por canalhas que dizem-se democratas, mas possuem perversidade de ditadores e cinismo de pilantras que são.

Sei o quanto deve estar sofrendo represálias dessa gente, mas só quero que saiba que muito maior do que eles e a mesquinharia deles é o nosso carinho por você.

Anônimo disse...

Vereza, parabéns pelo blog e por sua coragem.

"Estamos juntos".

Rodney (Curitiba-Pr)

Sol disse...

Neste pequeno intervalo de paz, eu te abraço e te admiro ainda mais..
(Oração simples, sujeito simples, predicado verbal, aposto principal).

E o povo que se dane..
(frase escondida atrás de moedas vermelhas).

bjs.Sol

fusaenotas disse...

FELIZ NATAL A TODOS!

Adorei a aula, professor!
E descobrir esta tua verve humorística, me faz respeitar ainda mais teus talentos e inteligência.

Espero que os amigos Espíritas não o julguem como sendo pouco caridoso para com os fiéis seguidores do Mensalão...

Precisamos de mais gente como voce, alertando a população dos riscos dessa peste vermelha, pois sem uma Oposição política de fato e pelo andar da carruagem, daqui há 4 anos teremos o desprazer de ver a "disputa" apenas entre o Pai e a Mãe do Brasil, dando fatalmente a vitória aos petralhas... Ninguém merece!
Fusae
@tuddbom

Fusca disse...

Obrigado, Carlos!
Seu resumo é importante para não esquecermos os fatos diante do bombardeio diário de inverdades da propaganda oficial e da grande mídia amestrada pelo desgoverno.
Continuamos juntos na resitência democrática, se Deus quiser com um 2011 renovado de energias e de vitórias nessa batalha pelos princípios!
Seu seguidor, o Fusca das charges.
www.fuscabrasil.blogspot.com

Anônimo disse...

Carlos,

Não se preocupe com os comentários idiotas daqueles que dão mais valor à forma do que ao conteúdo. É claro que todos cometemos erros de português quando escrevemos ou falamos porém isso não invalida o conteúdo do assunto sobre o qual se fala desde que seja inteligível. Os criminosos do governo tentam ridicularizar a todos que como você tem a coragem de falar sobre os desmandos, as mazelas e o caos que eles tentam instalar no país como forma de assumirem o poder em definitivo e desta forma, seguindo a cartilha do ridículo ditador da Venezuela, eliminarem de vez a rotatividade no poder que caracteriza as democracias mais desenvolvidas.
Por favor não desista. Esse país necessita de pessoas como você que tem a coragem de dizer o que deve ser dito. Isso incomoda aos socialistas do PT pois enquanto houver resistência ao processo de destruição moral e ética pelo qual passa o país, o domínio do poder
não será completo.

Bernardo Schmidt disse...

Feliz Natal, amigo Vereza, e obrigado pelos textos. Continue este trabalho maravilhoso de esclarecimento. Não esmoreça. Estamos com você! Bernardo Schmidt

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Carlos Vereza, você é simplesmente D+ .
Não tem rabo preso a governo nenhum, não come, não dorme e não bebe as custas de nenhum político ou governo seja ele que partido for.
Parabéns!!!
Suas colocações sempre apropriadas, nos orgulha !!
O fato é que nunca antes na história desse país tivemos um presidente tão cínico, cara de pau, mentiroso , oportunista e corrupto como Lula da Silva.
Em um breve Amanhã a história vai marcar que o governo Lula foi sim o + corrupto já visto no Brasil, e Lula o presidente + cínico e mentiroso .
Nikacio lemos
23 anos

Anônimo disse...

Escreva...escreva...escreva sempre. Não importa com quais sinais gráficos. Importa, sim,denunciar todo dia, toda hora disponível, cada falcatrua desse governo abjeto,mistificador e ladrão.E, por outro lado, quem são elles para cobrar gramática de quem quer que seja, se o presidente "erudito" delles só entende garatujas,a "anta"eleita falsifica currículo e o ministro Mercadante "ganha"doutorado sem tese???
Que 2011 lhe traga muita saúde e vigor pra continuar batendo com força nessa safadeza instalada no poder.

Unknown disse...

COMO DISSE JÁ MATARAM TANTA COISA QUE MEU PERU MATO E COMO EU...!


ABRAÇOS VEREZA..E FELIZ 2011...
PS: SE ATÉ O LULA DESCANSA DE GASTAR NOSSO DINHEIRO NESSA ÉPOCA EM MARKENTING...VOLTO EM 2011...HOHOHOH

Luiz C Leal disse...

Ao Sr. Jose Lopes: Porque o uso de palavrões? Diga que não concorda e só!
Nunca entrei num site petista e disse coisas assim.
Lamentável!!!!!

Paulo M disse...

O povo brasileiro precisa acordar dessa anestesia mental a que foi submetido.
Acorda Brasil! >>> http://paulom2001.blogspot.com/2010/12/acorda-brasil.html

Anônimo disse...

Que sujeito baixo, e sem educação esse petralha Jose Lopes. Fique no blog esgoto que é seu lugar, não venha ofender quem pensa diferente de voce, ou que não concorda com o governo petralha. E´antidemocratico.
A propósito Carlos Vereza, voce deveria dedetizar esses ratos petistas de seu blog.Eles já tem espaços demais, pagos nesses blogger financiado com dinheiro público.

Anônimo disse...

O Senhor Jose Lopes ERROU de site. Deve estar na manguaça que nem seu líder. É compreensível a sua mágoa,pois a estas alturas dos acontecimentos,depois do DESGOVERNO do cumpanhêro,da corrupção e da roubalheira(sem ter lhe mandado nadinha) o Lulla bem que merece suas palavras.Assinamos embaixo.

Anônimo disse...

Esse cara que se denomina jOSÉ LOPES, não tem um pingo de senso moral.

Voce meu caro amigo Vereza, alem de muito corajoso, permite que canalhas como este tal de José Lopes, publique em seu mural.

Exclua o texto deste patife.

Anônimo disse...

Descobrir o seu blog foi a melhor coisa que me aconteceu nestes dias. Parabéns, grande brasileiro, cidadão e ser humano, CARLOS VEREZA. Daqui não saio mais. Feliz 2011, extensivo aos seus admiradores. Paz e alegria!!!

Marquer disse...

Vereza,

Tarde, mas... espero que tenha tido um otimo natal e excelente ano novo...com muito amor e carinho entre os seus.

Sobre comentar o post, prefiro comentar os coments acima descritos.

É de espantar algumas coisas que certificamos sem muito esforço. Delas, pode-se verificar que, o estudo, entre muitas pessoas, de nada ajuda...seria até mais original terem continuado ignorantes de um todo...assim pelo menos teriam justificativas. Ter "cultura" para pensar em bloco? Arremessar )com falsidade) alguem a um partidarismo inexistente apenas para poder contar um ponto de apoio para sua alavança, já que nada consegue mover sem inverdades? Criticar um, lhe atribuindo um partido, somente porque este bradou o vero, quando entre a disputa de um comprovadamente honesto, contra outra que sempre viveu na marginalidade, possa ser por bandeira partidaria?

Desconhecem o que seja honestidade ou fidelidade a coisa certa? Acho que sim! Desconhecem o que seja "ser honesto"!!, pois veja, quantos acima disseram, nas entrelinhas, que "se um roubou, o porque o outro não pode?"...não é mesmo?

Como uma pessoa pode defender um corrupto, ou um estado de corrupção, se apresentando como honesta?? Que moral tem para aki entrar e, defender quem projeta penis de borracha em salas de aula para crianças com menos de dez anos???? Defendem os que distribuem DVDs com historinhas que incentivam a promiscuidade nas escolas da rede púublica, a crianças de SEIS ANOS!!!??????

Lembram atos antigos de corrupção como se esses pudessem ou estivessem sendo defendidos por vc...pensam nos fazer entender e acreditar que, a fortuna do "ronaldinho dos negócios", o testa de ferro do pai, ou a lavanderia ambulante do maior corruPTo deste País nem nos mostra a quantas de absurdo foi a corruPTção instituida neste País, hoje como nunca visto antes!!!

...pensam que podem justificar que a policia hoje prende figurões, mas se calam ao ouvirem coisa óbvia: qual politico do partido quadrilha fora condenado por qualquer crime do qual foi pego???...aí, se calam!!!

...pessoas de "grande cultura", que ao menos sabem que atos instituidos, hoje (seja qual for!), por um presidente, somente sera notado, em seus efeitos, muitos anos a frente!!! Nem mesmo isso a cultura conseguiu lhes esclarecer coisa tão óbvia...!!!

marquer disse...

Discutir com gente que defende marginais, a marginalidade, a covardia com crianças, o enriquecimento ilicito e claro...pra que??

Teve uma acima que ate teve coragem de dizer que um ato de indignação possa ser ódio, ainda afirmando que "se todos roubam, porque bradar contra?"...afirmando claramente que o melhor é ficar calado!!! Será que ela cresceu, vendo penis de borracha em suas maos, dentro da sala de aula (havia esses absurdos nos já idos?), ou esteve livre disso por estudar em rede particular? Mas nem isso a faz ver diferenças tão gritantes...!!!

Outro diz estar satisfeito com um País que tem a educação como a 83 pior do mundo...em oito anos, NADA melhorou, quando agora teve tudo para...está satisfeito com um País sem segurança onde a droga circula, entrando e saindo com toda liberdade...onde a saude é vergonhasa, mas la fora apresentada cinicamente como "perto da perfeição"...não se envergonham? nem mesmo com a taxa de déficit de 50% em saneamento básico, presente a mais de 10 anos, mas que agora teve economicamente condições dea tudo isso mudar e, NADA mudaram...o dinheiro correu solto, abundante após a estabilização da economia brasileira e...nos setores mais basicos, que alavancam o verdadeiro crescimento de um País, NADA avançou...e se dizem satisfeitos...dizem que o Páis cresceu????

É uma pena essas pessoas nao se envergonharem, da estupidez; da invalidez de seus estudos, de suas culturas; da desonra, frivolidade, limitação, falta de senso, de ética, de VERGONHA!

Ao menos entendem que, fosse quem fosse no poder, fosse o partido que fosse no governo, temos o dever moral de lutar pela HONESTIDADE, HONRADEZ, MORAL... pelo CERTO!!

Mas parece que o discernimento é um fraco nessas pessoas, que ao menos tem capacidade para destinguir o que seja o honesto, do crime.

Anônimo disse...

Luiz C Leal

Tem aquela famosa frase de Lênin que dizia:Não se trata de argumentar,discutir idéias,refuta-lo e sim de destruir seu inimigo.Como não há argumentos para destruir contrariando idéias passam a tentar destruir moralmente.
Comunismo é uma merda,Vereza força estamos com você.

Anônimo disse...

Você se esqueceu de citar a máfia que cobrava propina para destribuir ambulãncias.10% de propina e tinha até bispos da igreja universal metido nisso,gente da alta casta da "igreja",inclusive sócios do "Pedir Maiscedo".