MENU

Navegue pelas veredas do Vereza clicando nas opções abaixo:

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A CAVERNA DE PLATÃO

Segundo Platão, existiria um Demiurgo, que seria encarregado de tudo que se refere às criações fisicas na terra. Seria este Demiurgo,que escapou das páginas do Velho Testamento,e nos condenou à condição de exilados e eternos sofredores em um belo,e,ao mesmo tempo planeta de guerras e sofrimentos? Estaria o Demiurgo entediado com a eternidade e por falta do que fazer, arrazado o Haiti? Negro o povo, negra a alma, uma massa negra esmagada e descartada como insignificantes marionetes. A descriminação metafísica? Aonde estaria Sofia, que não impediu que o algoz sobrepujasse e apagasse a chama divina desse povo condenado às penas eternas? O que somos? Mamulengos abandonados pelo deus implacável dos antigos profetas? Terá sido um ensaio com figurantes negros e baratos, para o tão decantado final em 2012? Os escatológicos fanáticos amam Tanatos, odeiam a possibilidade, real, de uma civilização que possa e pode conviver em harmonia e paz. Seremos sempre, as sombras da caverna de Platão, ou, um dia, seremos as próprias chamas?Não me falem em carma, que isto não é um jogo de cabra cega, nem procurem atenuantes para a indefinível "condição humana." É possivel acreditar na queda de "anjos rebeldes", cúmplices do Demiurgo? Sinto-me um homem revoltado, não o de Camus, com o totalitarismo soviético, mas o precário e insignificante, o que tenta murmurar um tímido protesto à uma "natureza", madrasta, fria e indiferente. Supliquemos para que o Deus do Novo Testamento prevaleça.

2 comentários:

SARASWATTI disse...

Vivemos um eterno Mito da Caverna. Platão nunca ficou ultrapassado.
E quanto à "revolta dos deuses", bem, parece que está havendo uma revolução geral no Olimpo com consequências para os pobres mortais. E não precisa ir longe. O Haiti é só mais uma vítima. Temos temporais em São Paulo, acomodações de terra, violência em tudo o que é canto, etc.
E, mais recentemente, Fortaleza teve que suportar um monstro que estrangulou e violentou sexualmente uma criança de 5 anos bem aqui pertinho, na rua Rui Monte, onde morei quando criança.
Quando eu pensava que tudo não passava de filme americano, a violência se revela bem ao lado.

Julio Teixeira disse...

Platão também escreveu a República.

E o que fizeram, com a nossa?

Querem tomá-la, depois de nela defecarem, esses caras?

O Haiti foi só um desastre natural?

O carma tem relação direta com todas as coisas, por serem as coisas efeitos das causas.

E as pessoas são também "coisas" concretas desse jogo maior.

Mas nesse caso também a morte não é tão trágica para quem vai, embora pese para quem fica.