MENU

Navegue pelas veredas do Vereza clicando nas opções abaixo:

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Blasés tropicais!

Constato, com uma certa ironia, formadores de opinião, artistas e intelectuais, entediados com os debates politicos, como se fosse possivel que, em um país com mais de 15 milhões de analfabetos e, outros tantos  milhões de párias sociais, anestesiados por incontáveis "bolsas", tivéssemos confrontos semelhantes, à digamos por exemplo, Norman Mailer de um lado, e do outro, Hanna Arendt...

É claro, que não comparo Hanna, à senhora Dilma; trata-se apenas de uma modesta metáfora, para os tropicalístas blasés, que, esquecidos da histórica alienação tropical, colocam-se sempre como "alternativos" ao senso comum brasileiro, que oscila entre a indiferença e o conservadorismo.

O que temos: dois candidatos, que são de algum modo, a expressão da sociedade da qual fazem parte. O que devo fazer para escolher o que melhor representará, enquanto presidente do país, aquele ou aquela (em nosso caso), que apresentar uma biografia, que lhe dê aval para um cargo de vital importância.

Vejamos, em primeiro lugar, a senhora Dilma Roussef. Lutou contra a ditadura militar por meios que considerava os mais justos: a ação armada. Foi presa e torturada; consequência de suas escolhas. Sabemos, que a luta armada, acirrou o massacre de vários heróis, que fizeram essa opção, inclusive, para militantes de outras organizações, como era o meu caso, membro do Partido Comunista, que não apoiava a luta armada, por saber, que não existía apoio por parte da população; a história confirma o  acerto da posição do partido, o que não impediu, que eu fosse igualmente sequestrado e torturado, por esconder um amigo, muito procurado pela ditadura militar...

Terminada a ditadura, a senhora Dilma, passou de um polo ao outro: adaptou-se ao sistema, que antes combatera, conseguindo vários cargos, sempre por indicação politica, ingressando posteriormente, no PDT, e bem mais tarde, com a eleição de Lula, "filiando-se" ao PT...

Nomeada para a Casa Civil, com a "demissão" de José Dirceu, por chefiar a quadrilha do mensalão, Dilma foi indicada para o cargo, que continuou a ser vitrine de escândalos. Pinçada por lula, sem prévias partidárias, para disputar a presidência do país, Dilma, indicou a senhora Erenice Guerra, que dispensa maiores apresentações, para ocupar a malfadada casa...

O que sabemos sobre o outro candidato, José Serra? Presidente, quando jovem, da UNE; por ocasião do golpe militar, foi obrigado a exilar-se, ficando fora do país, cerca de 14 anos, formando-se em economia com pós doutorado na Universidade do Chile, e doutorado em economia pela Universidade de Cornell.

Com a anistia, retorna ao Brasil, e elege-se, consecutivamente, deputado, senador, prefeito e governador de São Paulo, sem contar a sua brilhante participação no governo de Fernando Henrique Cardoso, como ministro da saúde. Lutando contra poderosos interesses, criou os genéricos, ampliou os medicamentos para o tratamento de portadores do HIV, quebrando várias patentes internacionais, e importando o chamado coquetel, que tem prolongado a vida dos que foram vitimas da infecção!

Participou, ativamente, da criação do Real, que enfrentou a feroz oposição de Lula e Dilma Roussef; teve participação decisiva, no fundo de amparo ao trabalhador, e tem uma biografia inatacável, ao contrário de sua opositora, que mentiu sobre seu curriculum, e que jamais obteve um cargo, que não fosse por
indicação politica.São fatos, que o PT, como sempre tenta distorcer!

Concluindo: Serra, participou, com Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Franco, e tantos outros, da verdadeira revolução brasileira, debelando uma inflação de 20% ao mês, fixando a Lei de Responsabilidade Fiscal - já desrespeitada por Lula-, e uma politica externa, que jamais admitiu, qualquer tipo de relacionamento com ditaduras, fossem de direita ou de "esquerda!"

Voltando aos blasés: contestem com fatos, e não spleens europeus, a verdadeira história recente do Brasil!

Estamos juntos!

59 comentários:

Dani disse...

Olá Carlos Vereza! Somente hoje tive acesso ao vídeo de sua entrevista no Jô e imediatamente procurei por um "possível" blog. Enfim, PARABÉNS pela sua coragem! Tantos outros artistas e/ou meios de comunicação pensam exatamente como você, mas tem medo de demonstrar. Que consigamos esclarecer certos pontos obscuros (para algumas pessoas), tentando REALMENTE manter esse país democratico!

Carlos Caldas disse...

Irrettocável seu texto, caro Vereza,

as biografias não nos deixa mentir: Serra e Dilma, não obstante, terem sido por motivos diversos contra o regime militar, são diferentes, bem diferentes.
Destacas um ponto importante: a maquiagem da figura da Dilma como uma pessoa pública competente para enganar os incautos. Como secretária no RS começou a aparecer a figura do 'Cardeal', como ministra, a da Erenice, além dos períodos obscuros da vida que ninguém sabe aonde estava e ninguém viu, talvez estivesse quebrando a cabeça(e o próprio negócio) com penduricalhos de R$1,99. Por tudo e principalmente pelo Brasil é Serra presidente!

Anônimo disse...

Oi Carlos Vereza!
Parabéns! Seus textos são de uma lucidez admirável! É uma pena que artistas como você sejam tão raros. É muito triste e também impressionante que o Lula, o maior picareta da história do Brasil, tenha conseguido enganar mais de 80% da população e por conta de tanta popularidade consiga lançar a candidatura de uma mulher tão nitidamente despreparada para o cargo. Se bem que depois que ele foi presidente, não é de se estranhar que QUALQUER um possa ser. Torço muito para que essa corja do PT suma do governo no próximo ano. Não sou um entusiasta do psdb nem de nenhum partido, mas com certeza votarei no Serra!
Abraço, Nelson

. disse...

Esses blazés não podem contestar com fatos Vereza. São sempre os da primeira fila dos incentivos fiscais. Um dos que participam desse manifesto pró Dilma. É o mesmo que colocou a mão na merda em 2006. E que sorte ele teve.Eu pensava que "merde" era um grito para dar sorte antes dos espetáculos.Pelo visto mudou. Merde é Lula, é Dilma nos sofás das estatais.
De lá pra cá a produtora dele e o instituto que preside não sai da lista de convênios de patrocínios do Ministério da Cultura, Petrobrás, Banco do Brasil e adjacências...

Anttonioarq disse...

Brilhante! Mente ventilada, cérebro pososo... Parabéns Vereza

Elisa disse...

Parabéns por tuas palavras lúcidas. Todos os dias passo por aqui, pois, são comentários balsâmcos para mim, diante de momentos incertos que vivemos.Te admiro.

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Prezado Carlos Vereza .
Como sempre contudente nas palavras.
Mais um Excelente texto, parabéns!!!

Nikacio lemos
23 anos .

Anônimo disse...

Compatriota amigo Carlos ( permita-me chamá-lo assim). Talento não se discute, embora num país onde se nivela por baixo a educação e se cultua celebridades, talentosos com cidadania incipiente não confiam valor do talento com suor e sim no $$$ de leis de incentivo manipuladas por "governantes de plantão". A falta dessa consciência (apesar do talento- de alguns- insisto) os deixa reféns de "pesquisas" e informações superficiais, além da inabilidade de leitura de cenário promovida por um tédio cultural orientado por discursinhos politicamente corretos, só podia dar nisso: apoios impulsivos, assinaturas não confirmadas ( ou desmentidas depois)a uma candidatura fraca e teatral, construída para consolidar uma ditadura fora de moda e manter empreguinhos/carguinhos. Mais uma cena deplorável neste segundo ato...

ÁLVARO JUNQUEIRA disse...

Impecável!!!

Lucas Saboia disse...

Meu caro Vereza, os blasés não querem contestar nada. O que eles querem é continuar metendo uma das mãos na "merda" enquanto fazem política e a outra na grana do patrocínio de estatais para continuarem com sua "obra". A "consciência social" com vista para o mar de Ipanema ou para o Champs Elysées nunca esteve tão em voga entre eles.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu maravilhoso texto. Sempre fui sua fãn, desde o seu primeiro papel de destaque que foi o Miro de Selva de Pedra(1972),eu tinha 10 anos nessa época e já fica extasiada com sua atuação. Enfim, sempre admirei o ator e jamais pensei que além de garnde ator fosse também exímio escritor e pensador dos bons.

Sou de Fortaleza/Ceará,e meu estado está entregue à oligarquia dos Irmãos Ferreira Gomes(Cid,Ciro e Ivo Gomes),enquanto minha Fortaleza padece desastrosamente nas mãos de uma Prefeita sem o menor senso de responsabilidade administrativa,por sinal ela é do PT. O eslogan da administração petista é "Fortaleza Bela", só que nossa cidade está destruida de tantos buracos, lixo, trânsito caótico,enfim altamente mal cuidadada, no que o nosso estado administrado de maneira ditatorial e cheio de atos suspeitos de corrupção.Uma lástima! Não dá para ficar vendo a "banda passar", enquanto a democracia em nosso país corre um sério risco, caso se concretize a eleição da candidata petista. Então estamos juntos sim, com Serra Presidente, por um Brasil livre e democrático.
Magá Lemos
PS:Se quiser me seguir no Twitter e só entarr com Magahlemos. Eu já estou lhe seguindo e divulgando seu Blog pelo meu Twitter.

mania de cabelo disse...

Tenho esperança do candidato Serra ganhar a eleição.Acho vergonhoso "intelectuais" e artistas sujarem o nome apoiando uma candidata sem história política (um partido sujo).
Viciei no seu blog,parabéns por ter coragem de expor suas opniões , ajudando a formar opnião com informações verídicas.

fateha liza disse...

Estimado Vereza!!!
Belo texto,parabéns!Peço,gentilmente que através de sua contagiante e sincera luta,lembre um lamentável episódio sobre "la Famiglia do Lula" que obteve a cidadania italiana,quão degradante é este fato.E é óbvio que,a Dilma tratará tal fato como "fofoca"!!!
boa noite,amigos!

Anônimo disse...

Caro Vereza, gostaria de cumprimentá-lo pelo seu blog, cujas postagens são excelentes e por sua iniciativa em fazer campanha em favor de Serra. Esta última postagem em Veredas do Vereza, Blasés Tropicais está ótima. Parabéns.
Como mera eleitora e politicamente leiga, não consigo deixar de expressar meu sentimento em relação ao manifesto dos artistas e intelectuais em favor de Dilma. No meu entendimento,Chico Buarque não serve como parâmetro para manifestar-se a favor de Dilma, pois ele é filhote da burguesia, a mesma que ele despreza; nasceu em berço esplêndido, teve acesso à cultura, e, ainda hoje vive como um garoto de praia, tendo tempo para aproveitar o mar, jogar um futebolzinho e tomar uma cervejinha gelada, coisas que os que trabalham durante toda a semana só podem fazer em dias de folga. Seu discurso é bem estudado, pois com ele Chico fez sucesso e nome. Chico à parte, considero lamentável o manifesto de pessoas que deveriam ter um pouco mais de bom senso em suas escolhas, justamente pelo privilégio de seus dotes intelectuais e culturais. No entanto, são as incoerências da vida. Um abraço.

Anônimo disse...

Caro Carlos Vereza, Tenho acompanhado seu blog por indicação de uma amiga. Estou enormemente admirada de sua coragem em compartilhar tão abertamente suas opiniões. Imagino o patrulhamento que deve estar sofrendo pela classe artística. Por muito menos Caetano Veloso sofreu o diabo. Mario Vargas Llosa em sua entrevista a Veja conta o que sofreu por ´ter rompido com os ditadores irmãos Castro. Parabéns! Você não está só, acredite.

Franck disse...

Parabéns pelo texto. Com surpresa vejo figuras publicas corroborando as ações petistas / lulistas como se não estivessemos passando por graves problemas, principalmente morais.
No entanto, me surpreende mais o comportamento dos professores universitários que por terem sido tratados de uma maneira um pouco mais digna pelo atual presidente (isso deve ser reconhecido), fazem vistas grossas a tudo de errado que aconteceu no governo. Sou professor universitário e acho que para a classe o Serra não será o melhor mas acredito que está muito mais preparado para ser o melhor para o país. Aos funcionários públicos sugiro que tirem o olho do umbigo e olhem para a frente.
Abraço.

Anônimo disse...

Caro Vereza,
Admiro profundamente seu talento como ator. Mas assusta-me esta sua virada tão categórica à direita, apoiando o homem que contribuiu para a maior expropriação da história econômica do país.
Tendo em vista que as biografias são importantes para ti, foi ao menos o que verifiquei lendo seu texto, desejo assinalar para alguns dos feitos de Serra ao longo do governo Fernando Henrique Cardoso, qual sejam, as privatizações de nossas empresas públicas sem nenhum tipo de consulta ao povo que delas era o dono:
Relação de empresas estatais brasileiras, privatizadas (entregues)
pelo do governo neoliberal de FHC e José Serra, junto com
governos estaduais da época, principalmente o do ex-governador
Geraldo Alckmin:
- AES SUL (CEEE Distribuição) - vendida para a empresa
americana AES;
- BANDEIRANTE Energia - vendida para o grupo Português EDP;
- CELPE - vendida ao grupo espanhol Iberdrola;
- CEMAR - vendida ao grupo americano Ulem Mannagement
Company;
- CESP TIETE - vendida para a empresa americana DUKE;
- CETEEP - vendida para a empresa estatal Colombiana ISA;
- COELBA - vendida ao grupo espanhol Iberdrola;
- CONGÁS - vendida ao grupo britânico British Gas/Shell;
- COSERN - vendida ao grupo espanhol Iberdrola;
- CPFL - vendida para o grupo brasileiro VBC;
- ELEKTRO - vendida para a empresa americana ENRON;
- ELETROPAULO - vendida para a empresa americana AES;
- ESCELSA - vendida ao grupo português GTD Participações,
juntamente com o consorcio de Bancos Iven S.A.
- GERASUL - vendida para empresa Belga Tractebel;
- LIGHT- vendida ao grupo francês e americano EDF/AES;
- RGE - vendida para o grupo brasileiro VBC;
- BAMERINDUS - vendido ao grupo britânico HSBC;
- BANCO BANESPA - vendido ao grupo espanhol Santander;
- BANCO MERIDIONAL - vendido para o Banco Bozano;
- BANCO REAL - vendido ao grupo ABN-AMRO, hoje sob o controle
do grupo Santander;
- BEA (Banco do Amazonas S.A.) - vendido ao Bradesco;
- BEG (Banco de Goiás) - vendido ao Itaú;
- CARAIBA - Mineração Caraíba Ltda
- CIA. VALE do RIO DOCE;
5
- PQU (Petroquímica União S.A);
- Empresas de Telecomunicação do grupo TELEBRAS:
EMBRATEL, TELESP, TELEMIG, TELERG, TELEPAR,
TELEGOIÁS, TELEMS, TELEMAT, TELEST, TELEBAHIA,
TELERGIPE, TELECEARÁ, TELEPARÁ, TELPA, TELPE, TELERN,
TELMA, TELERON, TELEAMAPÁ TELAMAZON, TELEPISA,
TELEACRE, TELAIMA, TELEBRASÍLIA, TELASA. A maioria
vendida a grupos internacionais: espanhol, italiano, mexicano e,
algumas a um grupo brasileiro.

NÃO RESTA DÚVIDA QUE O SENHOR JOSÉ SERRA NÃO DESEJA FAZER UM GOVERNO PARA O POVO BRASILEIRO, MAS EXPROPRIAR NOSSAS RIQUEZAS EM NOME DO GRUPO SOCIAL QUE ELE REPRESENTA: A ELITE CORRUPTA QUE ADORA DIZER QUE "POBRE NAO SABE VOTAR". DESVALORIZANDO O VOTO DO POVO, PODE-SE ATÉ MESMO JUSTIFICAR NOVO GOLPE AUTORITÁRIO E GENOCIDA.
SINCERAMENTE, NAO COMPREENDO COMO ALGUÉM QUE TEM SUA HISTÓRIA POLÍTICA PODE HOJE APOIAR OS INIMIGOS DE OUTRORA. DILMA NÃO É A CANDIDATA DE NOSSOS SONHOS, MAS É O QUE DE MELHOR TEMOS. COM LULA A TAXA DE EMPREGO SUBIU MAIS DE 30%. O BOLSA FAMÍLIA PODE SER CONSIDERADO POR MUITOS UMA ESMOLA, MAS MARIA RITA KEHL ANUNCIA SABIAMENTE QUE ESTA FORMA DE DEMOCRATIZAR RENDO SIM GEROU UMA ECONOMIA DINÂMICA NO NORDESTE E, CABE RESSALTAR, QUE ELA FOI DEMITIDA NO DIA SEGUINTE À PUBLICAÇÃO DA MATÉRIA. ANALFABETOS TEMOS MUITOS, MAS BURROS TEMOS MUITO POUCOS. BURROS NÃO SOBREVIVEM À MISÉRIA QUASE ABSOLUTA QUE O FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, COM APOIO DE JOSÉ SERRA, OS LANÇOU.
HÁ OS QUE DIZEM QUE O POVO VOTA COM O ESTOMAGO, MAS EU DIGO QUE O POVO VOTA COM A SABEDORIA DE QUEM SABE RACIONALIZAR ALTERNATIVAS PARA A SOBREVIVÊNCIA MENOS DEFICIENTE E PRECÁRIA E ESTA ALTERNATIVA AGORA É DILMA ROUSSEF

Zyx disse...

Querido Vereza
Você, como sempre, impecável em suas colocações!
Parabéns e muito obrigada por mais essa lição.
Aceite um forte abraço desta sua fiel e reverente seguidora.

neusa romero disse...

Como sempre seus textos são exatos e verdadeiros, consciêntes acima de tudo!

Estamos juntos

adalbertoevangelista disse...

Querido amigo Vereza!

É certo que o mal prepondera na Terra, porque os Bons são tímidos......

Por isso, continue, não pare, precisamos de seus textos todos os dias para combater ao surgimento de cada novo episódio político que poderá ajudar a Despreparada DILMA se eleger Presidente deste país.

O Brasil não é do PT, o Brasil é de todos Brasileiros, principalmente brasileiros corajosos, lúcido como você...

O PT se utiliza da maxima do Apóstolo Paulo de forma inversa...

"O Bem que não queremos, e claro que não fazemos... Porem o MAL que queremos, esse sim Fazemos...

Vamos continuar orando pela iluminação do povo brasileiro.

Mais do que nunca juntos.....

Anônimo disse...

A comunidade JOSÉ SERRA PRESIDENTE no ORKUT acabou de romper a barreira de 150.000 membros. Pessoal vamos aderir; isso é muito importante.

Laura Migon disse...

Vereza, lembro de vc, quando ainda frequentava, debilitado, o Lar de Frei Luiz, naquela época,eu tb frequentava com minha saudosa tia portadora de um cancer e recebemos tantas coisas por lá!!! Graças a Deus vc foi vencedor.Quanto ao texto, infelizmente esta máquina é poderosa, muito poderosa. Compra, corrompe, ela é avassaladora. temos que acabar com isso. O povo desconhece a força que tem. Uno-me a vcs na campanha SOBE SERRA. bjus e fiquem com Deus.

Elaine Fiuza disse...

E ainda perguntam por que votamos no Serra! É perfeitamente sabido que o senhor José Serra não representa a resposta para todos os nossos anseios, mas tem a grande e por que não dizer imensa, vantagem de representar a não continuidade do governo atual, de um PT manchado e a subida ao mais alto cargo do país de uma senhora de condutas no mínimo questionáveis. As pessoas têm reproduzido aos montes a ficha não suja, mas imunda de Dilmá, mas, sinceramente, não me lembro de ter visto ou lido alguma biografia duvidosa do senhor José Serra...
Seguimos juntos e verdadeiramente companheiros para serrar o PT!

Anônimo disse...

Embora interessado (e conhecedor) da História do Brasil, não consegui ainda atinar claramente com as razões do fracasso da democracia brasileira.

Talvez resultem de um excesso de democracia ... Quando, por exemplo, estendeu-se a analfabetos o direito de votar - ou decidiu-se que criancinhas de 16 anos teriam capacidade para o voto.

O exercício da democracia ateniense era restrito a uma parcela da população (podemos discutir se seus critérios de inclusão eram bons ou ruins).

Mas a verdade é que a ignorância solapa a democracia. Assim, somos uma pseudo-democracia, capenga, turbinada a eleitores ignorantes, viciados em bolsa família.

Lula e Dilma não são estadistas: o primeiro é um esperto oportunista, e a segunda ... um mero robozinho telecomandado ?

Não morro de amores por Serra e sua corte - mas sem dúvida prefiro tê-lo como presidente.

Marina e o PV abstiveram-se de apoiá-lo no segundo turno. Desprezaram - de olho na próxima presidencial - a oportunidade histórica para talvez fazer descarrilar o trem do lulismo.

Este continuando no poder, acredita Marina que conseguirá então eleger-se ? Esta aritmética eleitoral não vai dar certo.

Anônimo disse...

Prezado Carlos Vereza,
Ciente da corajosa e verdadeiramente patriótica posição que você assume, em defesa do Brasil, neste momento gravíssimo da nossa história, só me resta uma palavra de solidariedade e sentimento de conforto por vê-lo assim engajado nesta eleição. Você é um intelectual, com suas marcadas convicções político-ideológicas, mas você se diferencia desses outros tantos pseudo-intelectuais "esquerdistas" que infestam nosso país. Você, neste momento, assume a defesa legítima do nosso país contra essa quadrilha de malfeitores que dele se apossou, em nome de uma suposta bandeira de "justiça social", mas, na verdade, comprometidos com a tentativa de ressurreição de uma ideologia política derrotada pelos fatos e rechaçada pela História recente. E, pior, com seus "militantes" a ansiar pela implantação do Partido Único, do Pensamento Único, do Totalitarismo absoluto sobre as vontades e as liberdades do povo e dos indivíduos. Você se mostra um verdadeiro patriota, independentemente de suas posições ideológicas sinceras, de ontem e de hoje. Os "outros" --- sobejamente conhecidos --- idolatram um sistema político vencido pela vontade popular nos países do Leste Europeu, sonhando em ressuscitá-lo, no Brasil, com base em alianças com as mais ferrenhas e retrógradas ditaduras do mundo moderno. Siga em frente, para o bem do nosso Brasil, e que Deus o proteja!...Franklin Bronzo.

Anônimo disse...

Ilustre Vereza!
O que me preocupa é como fazer para destituir este governo canalha que aí está. São verdadeiros traidores da democracia que sempre sonhamos para o país, mas que agora parece tão distante...!!!
O voto do povo é barganhado, as instituições encontram-se frágeis e corrompidas, e até as pesquisas de intenção de voto não são mais confiáveis.
Infelizmente, é o prenúncio de um estado totalitário que vem se instalando com o atual (des)governo, avalizado pela ignorância do povo brasileiro.
Que Deus nos salve desta perdição no próximo dia 31! Estarei orando por isto!

Anônimo disse...

Parabéns, Vereza!
Seu trabalho de oposição neste blog é extremamente admirável e corajoso, haja visto o fantasma da censura que ronda novamente o nosso país!
Só não entendo como o Chico Buarque tem coragem de apoiar a Dilma! Pena o Cazuza não estar aqui para dizer que "suas idéias não correspondem aos fatos"! O Gilberto Gil eu até entendo, tava meio esquecido uma época, e voltou ao cenário nacional como Ministro. Mas o Chico, realmente não dá para engolir, e reparem que nas propagandas eleitorais ele esboça um sorriso xoxo que não consegue convencer. É uma pena!

Mônica Araripe disse...

Carlos Vereza se já o admirava, agora então, lendo o seu blog, fico encantada com sua coragem e firmeza.
Estamos juntos e somos muitos.
Abraços,
Mônica Araripe

Anônimo disse...

Prezado Carlos Vereza

Parabéns pelo seu blog e pela sua coragem! Concordo plenamente com suas posições.

Um grande abraço e estamos juntos!

Marcos Gonçalves

Anônimo disse...

Tenho muita admiração pelo seu trabalho e como o conduz. Só hoje, tive o imenso prazer de descobrir o seu blog, por indicação de um amigo.Tive uma grata surpresa, pois desconhecia o seu posicionamento político-social.Independente de partidos, reverencio a clareza do seu raciocínio e o senso ético que permeia todas as suas palavras. Por favor continue, não pare, não se cale, não deixe que te calem. Não tenho perfil tiete e nem fanática, mas com certeza, te aplaudo de pé.
Me identifico porque não tenho perfil nos blogs.
Carmen Camello Recife-PE
@carmencamello

Unknown disse...

Vereza, vou dizer apenas o obrigado por existir e ser brasileiro. Uma mente brilhante fazendo que milhões de brasileiros se orgulhem da classe artística e literária.

PoPa disse...

Caro Xará, é com profundo desgosto que vejo nosso País sendo desmantelado por esta turma que aí está. Serra, sem dúvida, é o melhor preparado, um estrategista. Dilma é, aqui no RS, comparada a um sargentão, um suboficial que cumpre ordens com rigor e severidade. Mas não tem condições de definir quais ordens devam ser dadas.

Precisamos de um General, não de um Sargento!

Nikacio Lemos Bitencult disse...

OS PETRALHAS AGREDIRAM JOSÉ SERRA!!!
QUE ABSURDO!!!!

OBRIGADO PT !!!

DEPOIS DA DITADURA MILITAR, GRAÇAS AO PT ESTAMOS A CAMINHO PARA A DITADURA SOCIALISTA DE CHÁVEZ E FIDEL NO BRASIL .
Se queres um Brasil Violento, Mentiroso, corrupto, oportunista, demagogo, e criminoso, vota no PT para nos levar em direção a Ditadura dos moldes de Venezuela ou Cuba.
Vota no PT !!!
Se queres isso para esta nação, Vota no PT.

Tá provado: Para se perpetuarem no poder eles (Comunistas do PT) são dispostos a tudo.
Até praticar coisas que o Próprio Diabo Duvida.

Fui..
Nikacio Lemos
23 anos

fusaenotas disse...

Perfeito! A verdade como ela é, concisamente e sem apelações.
Os homens e mulheres de bem querem José Serra porque é indiscutível a segurança que ele transmite - todos nós temos certeza absoluta de que ele conduzirá o país com competência e sobriedade, rumo ao desenvolvimento contínuo, equilibrando primorosamente os anseios e necessidades internas, com a demanda cada vez mais intrincada das relações externas.

A onda vermelha, o socialismo de araque da petralhada, tenta vender a ilusão do lucro fácil, do tirar "daziliti" para distribuir ao pobres, de tornar desnecessário o esforço próprio ao se usar "cotas", ao execrar o mérito pessoal pois o "Estado" "ampara"...
Muitos ainda se debatem entre a vontade de aderir à ilusão e entre as dúvidas e medos de se apoiar bandidos que prometem que tudo farão pelo povo... enquanto enriquecem estranhamente, rapidamente e vergonhosamente.

Nós que estamos "vacinados" contra a bandidagem, nem por "um átimo" vacilamos - Serra é o melhor!
E sei que entre a compra de ilusões, dúvidas e medos, a maioria optará pela segurança - Serra é segurança, é o comandante com a perícia adequada para conduzir nosso país sem sobressaltos ou fraudes estarrecedoras, como as que temos assistido continuamente nestes últimos tempos.

Anônimo disse...

prezado vereza...estou aflito porque o pt esta usando de todos os recursospara se manter no poder..já censuraram a igreja catolica..estão usando o protogenes ( delegado da pf )esta trabalhando a favor do pt e usando as informaçoes do estado para inibir e coagir..tem que ser dar um jeito de colocar na midia televisiva isso.. o ceara quer adotar a censura.. depois não adianta reclamar e ficar chorando a hora é agora..

Anônimo disse...

carlos parabens!a clareza de seu texto revela a imensidão de conteudo moral/ético e um patriotismoq esta faltando aos nossos irmãos brasileiros q não tiveram tempo para refletir o que querem para o pais e seus filhos devido ao rolo compressor lula q se valendo de indices de popularidade"tipo stalinista/nazista"não tem medidas para alcance de objetivos pessoais.Como diz Vargas llosa age como esquizofrênico e como o jornalEL PAIS, espanha é um dos maiores hipocritas do brasil.sinto-me feliz de te-lo como conterrâneo e me orgulho BRAVO!aplauso pela brilhante posição! Mirian Camello
email : mtcamello@hotmail.com

Anônimo disse...

Difícil ficar calado neste momento!
Ladroagem virou atividade lícita neste país. Deve ser a tal geração de emprego do governo Lula. Como diziam os Titãs: polícia para quem precisa, polícia para quem precisa de polícia! Mas cá entre nós, "companheros", alguém aí precisa???!!!
Nunca vi tanta impunidade num governo só! Ladrão não tem vergonha de ser ladrão, não! Afinal, roubar virou profissão!
Tem sequestrador relâmpago por aí que já não tá com tanta pressa. Faz até hora extra com a vítima, e olha que não estou brincando! Impunidade, minha gente!!!
Ninguém sabe de mais nada, e daqui a pouco é a Erenice de cueca, dinheiro na calcinha do Protógenes, sigilo vendido com nota fiscal, água na cachaça do Presidente...!!!
Opa, aí não "companhero"!

Anônimo disse...

Seu post é interessante mas fico sempre com a mesma dúvida: Você disse que era membro do partido comunista e lutava (a exemplo de Dilma) contra a ditadura?? O que um membro do partido comunista desejaria nessa luta senão outra ditadura? Ou já existiu no mundo algum país comunista que não fosse uma ditadura? Meu caro, eu afirmo sem medo de errar: TODOS os que lutaram contra a ditadura militar eram ligados à ditaduras marxistas infinitamente mais cruéis.

Luiz Gonzaga disse...

Tenho informações de fonte segura de que mais 3.357.000 eleitores se passaram para o Serra. Não sei quem vai ganhar mas se a Mamulenga vencer teremos mais militantes e ingênuos conhecendo melhor a impostora; a não ser que os militantes sejam do mesmo quilate, digo, “que late”.

Zyx disse...

Querido Vereza

Observei entre os comentários, um especificamente que me enche de terror. O anônimo das 00:38...
São muitos "anônimos" inocentes como ele, ignorantes políticos como ele, manobráveis como ele, compactuadores com a falta de ética e princípios como ele, coniventes com um Estado Corrupto como ele, é que são responsáveis por meus mais profundos temores... Essa criatura não tem a menor noção do que pode nos acontecer com a continuidade do "esquemão"; das desgraças que se abaterão sobre a própria descendência dele... Que País ele espera entregar a algum filho ou neto, ou mesmo à descendência destes?
Esse "anonimo" tem o direito democrático de opinar e eu, por isonomia, de repudiá-lo!
Continuo junto a você, buscando a prevalência do BEM, da ÉTICA, do DECORO, da TRANSPARÊNCIA, da DESCÊNCIA MORAL e do livre exercício da DEMOCRACIA.
Que Deus nos abençoe e livre dessa "assombração vermelha"!
Sinta-se ternamente abraçado por esta reverente seguidora que o admira e respeita.

Chico Ribeiro disse...

Li o seu texto com a análise sobre as incoerências Dilmescas, concordo plenamente. Ela extremou nos atos de combate a ditadura, depois foi ao outro extremo com sua carreira política apadrinhada e oportunista. Incoerencia é o nome disso. Ela é uma fiel discípula do também extremista Zé Dirceu, que todos sabemos o quanto ele é "extremado"...

Luiz Brasileiro disse...

Esta bronca do Partidão com o PT precisa ser metabolizada pois é compreensível, o PT sepultou o Partidão antes do fim da URSS, mas não se justifica se vista em uma sociedade em que é fundamento da república o pluralismo político.

Não quero defender o PT, partido a que sou filiado há 30 anos, mas os heróis do povo brasileiro, os que fizeram a luta armada contra a ditadura. Na defesa destes companheiros não recuo um milímetro.

Os esbirros da ditadura, que não é o caso de Vereza, querem ditar a maneira pela qual os brasileiros que não correram para debaixo da cama deveriam lutar contra a infame: não deveriam lutar, é o que estes trastes defendem, escravos por vocação que são.

Não compreendem que cidadãos de bem não aceitam ser governados pela força. Não aceitaram os bravos brasileiros que fizeram a luta armada ser governados por um bando de assaltantes do poder a tripudiar e chamar o cidadão para a briga impondo uma ditadura e varrendo para o lixo os direitos fundamentais, principalamente a liberdade de expressão, circulação, respeito à lei e independência dos poderes.

Inaceitável a justificativa da violência, tortura e morte contra os resistentes como sendo produto de suas escolhas políticas pois a violência cometida contra os resistentes foram crimes contra os que resolveram não se deixar pôr de joelhos e se sacrificaram travando uma luta desigual substituindo quem tinha mais responsabilidade e se escusou em nome da prudência tal foi o caso dos caras do Partidão.

É bom que se lembre sempre que a política pacifista e prudente do partidão não teve final feliz, como escreveu Jacob Gorender, pois 10 membros de seu Comitê Central morreram na tortura. É uma falácia imputar a violência da ditadura contra o Partidão como consequência do acirramento do combate aos grupos armados pois durante este período ele passou incólume, sem nenhuma baixa. Portanto, você não relatou um fato mas uma ficção, basta que se leia e comprove o que está escrito no livro "Combate nas Trevas", p. 264.

Justificar a violência contra os resistentes como produto de suas livres escolhas políticas é também assacar igual infâmia contra os 10 membros do CC do Partidão pois à sua maneira também estavam lutando contra a ditadura, também fizeram uma escolha política. Portanto, inaceitável a infâmia.

Nenhum inimigo de uma ditadura é ilegítimo e nenhum método para combatê-la é em princípio condenável. Daí, temos que firmar o seguinte princípio político: quem ocupar a cadeira de presidente da república por golpe de Estado tem que saber que sua vida não valerá um tostão furado. Tudo vale para pôr fim à tirania, de veneno a dinamite, todos os meios são legítimos para se abreviar uma ditadura.

Dilma Roussef é heroína do povo brasileiro. Ela ocupou cargos legitimamente como membro de governos eleitos democraticamente. Daí é inconcebível desqualificá-la por ter ocupado os cargos que ocupou.

Zé Dirceu será julgado em 2011 e quero ver como você agirá caso ele seja absolvido, o que pode ocorrer. Quero ver se o Torquemada Vereza vai escrever um texto pedindo desculpas por seus juízos temerários, cometidos sem está investido da judicatura, sem ser juiz, sem ler os autos, sem sopesar as provas ou ausência delas. Sequer parando para refletir que até julgamento final todos são considerados inocentes por força de dispositivo constitucional.


Gosto do debate político mas jamais quero ver meu nome associado a injustiças e covardias tais como quaisquer ataques aos mais bravos brasileiros: os que fizeram a luta armada contra a ditadura.

Corrija uma ficção e escreva em seu texto um fato: Dilma se filiou ao PT em 2.000 e não depois da eleição de Lula como você afirma.

Se você considera mérito se mandar do país com medo de enfrentar a ditadura é uma questão de ponto de vista. Eu prefiro quem ficou e lutou, de preferência pela via armada.

Luiz Brasileiro disse...

Tenho a maior admiração pelo ator Vereza e gosto da dimensão existencialista que o ator empresta aos personagens, do Miro de Selva de Pedra ao garçon culto da novela de G. Perez, enfim todos os personagens guardam esta marca especialíssima do ator. Contudo, discordo muito no que toca às suas opiniões políticas.

Abração.

Anônimo disse...

Muito interessante, bem escrito, até bem demais. Mas o povo brasileiro não vive só de cultura. "Você tem fome de quê? Lembram? A gente não quer só comida... também queria arte. Mas chegou alguém que além de arte, e boa administração sim, por que não? Se não o fosse não nos elogiariam e os brasileiros continuariam sendo muito mais humilhados mundo afora. Em minha família temos dois casos particulares de bolsa Prouni e outro de cota na Unifesp e tantos outros benefícios que vejo perto de onde moro. E gosto muito de ler, tenho muitas informações. E não concordo que tudo se resume em simplesmente trocar o governante. Há sim que se trocar por alguém que continue levando a divisão igualitária entre o povo brasileiro. Quem tem muito não precisa de governo, vive por si só. Por isso e outras é que o Sr Lula tem tão grande aprovação e pelo que observo, não são só pessoas pobres ou necessitadas, conheço pessoas muito bem de posses que também o aprovam. Existem várias reformas a se fazer em nosso país, que com certeza deverão melhorar o campo moral, e eu torço muito por isso. Mas sinto muito, apesar de gostar muito, mas muito mesmo do senhor como ator, sou obrigada a discordar do cidadão. Se Deus quiser estarei votando na Dilma em 31/10 e se Deus quiser também ela será eleita, e as coisas haverão de dar certo. Daqui de meu humilde cantinho estarei rezando sempre e fazendo a minha parte em favor dos que precisam, principalmente do meu tempo. Ah também sou espírita e acredito piamente no tempo de cada coisa. Um abraço pelo maravilhoso ator que o senhor é.

Fabricio disse...

Parabéns, caro Vereza! Precisamos de mais homens e mulheres como vc. Q lutam contra o populismo q nos assombra.
Divulguem, brasileiros! Repassem esse blog a todos os seus amigos. Somente juntos poderemos desmascarar atitudes e candidatos produzidos e maquiados p/ dar continuidade à enganação q é esse governo q temos hj.

Luiz Brasileiro disse...

Vereza, você publicou somente um dos meus comentários. Porque não publicou o outro? Porque penso diferente de você em questões políticas e somente concordamos em estética?

Mandei dois comentários porque o tamanho não permitia enviar um só. Publique, discorde, mas censurar porque divergente é esquisito para uma pessoa como você.

Abração.

Anônimo disse...

Luiz Brasileiro: Faz um blog e publique. Posta pra gente o endereço. Thanks

Vereza,

Obrigado!!!
Nós jovens de todos os estados do Brasil queremos
saber a verdade por traz dessa politica de "atores" (varias caras, personagens), não interpretem mal. Com suas palavras claras podemos entender e tirarmos nossas conclusões propria.
Realmente essa expreção "Dar cara a tapa" dita por ti, nos ajuda à enterdemos a democracia brasileira.

Deparei com o ataque do papelzinho... Logo lembrei: parece quando eu estava na sala de aula e a bagunça rolava solta. Penso é tática e confusão, jogo, desvio de atenção, escapada politica?
Queremos ver o plano de governo, o que eles formularam? Não queremos intrigas, basta!!!
Politica não é um reality show, não é mas ta parecendo!!!

Dilma onde está seu plano... o seu, não o do Lula?
To na duvida, o pessoal que votará na candidata,
está votando em quem: Lula ou Dilma?
Basta 8 anos de governancia, não acha Lula? Sem desespero.

Vlw Vereza, suas idéas são importantes para nós.

Saah disse...

É triste perceber que as pessoas pensam só em si mesmas.É isso aí, vamos fazer com que a elite brasileira continue crescendo!

Os pobres, que continuem pobres...afinal são eles que permitem o enriquecimento dos ricos!

Continue assim Brasil... Parabéns!

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Caro Reinaldo, pode apostar, se eles (Comunistas do PT) sobre o comando de Lula e Dilma fazem isso(Aplicar a Censura) durante uma campanha eleitoral, imaginemos o que vem por acaso eles ganharem .

QUE DEUS NOS PROTEJA!!!

Algo é certo, e pode escrever , quem vai derrotar o populismo enganador do Lula, será o próprio Lula, Dilma e toda a quadrilha do PT, são eles mesmos que darão um tiro no Pé .

PEIXE MORRE PELA BOCA!!!
No caso deles, serão derrotados por seus atos inconstitucionais (Golpe na Democracia).

Fui..
Nikacio lemos
23 anos

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Estado do ceará sobre censura aplicada pelo PT, e os estados da Bahia, Alagoas e Piauí a caminho dessa desgraça também.
Com o PT no poder sobre o Comando de Lula e Dilma , logo, logo o Brasil estará sobre censura total, graças a política do PT.
Caro Reinaldo Azevedo, pode apostar, se eles (Comunistas do PT) sobre o comando de Lula e Dilma fazem isso (Aplicar a Censura) durante uma campanha eleitoral, imaginemos o que vem por ai acaso eles sejam eleitos .

QUE DEUS NOS PROTEJA.

Algo é certo, e pode escrever, quem vai derrotar o populismo enganador do Lula, será o próprio Lula, Dilma e toda a quadrilha do PT, são eles mesmos que darão um tiro no próprio Pé .

PEIXE MORRE PELA BOCA.
No caso deles, serão derrotados por seus atos inconstitucionais (Golpe na Democracia).

Fui..
Nikacio lemos
23 anos
P.S. A ganância, faz o Homem, ou melhor a ganância fez o Lula .
Kkkkkkkkkkkk
Lula, vai morrer pela Boca !!!!

Ricardo Vélez-Rodríguez disse...

Totalmente de acordo com Vereza, homem honesto, objetivo, crítico, que não faz concessões ao políticamente correto. Raríssima espécie de intelectual, pois o que hoje mais se observa é o fenômeno dos pseudointelectuais-burocratas-patrimonialistas, que recebem bolsas-não-sei-o-quê e são premiados pela Casa das Américas dos irmãos Castro para fazer coro em torno a ditadores e déspotas. O meu amigo, o embaixador Meira Penna identificou essa subespécie rastejante no seu magnífico ensaio, de 1987, intitulado: O Dinossauro. O lulismo é a forma mais abjeta de patrimonialsimo, que privatiza o Estado brasileiro em benefício da malta sindical chefiada pelos petralhas. Parabéns Carlos Vereza!

Núncia Gregório disse...

Olá Carlos, você escreve sempre com muita clareza e lucidez. E queira Deus que após 31 de outubro, possamos estar aqui cumprimentando a todos por terem escolhido os caminhos da democracia neste país. Grande abraço.....

Anônimo disse...

Parabéns Vereza.
Apenas quero passar um recadinho ao PT.
A Mentira tem pernas curtas.
A Verdade é como madeira. Podem tentar afundar o quanto quiserem, que ela sempre voltará à tona.

Anônimo disse...

Serra foi obrigado a se exilar? FUGIU, essa é a expressão! Não teve coragem de permanecer, de encarar a tortura, como tantos outros, inclusive a Dilma, a qual ele chama de terrorista. O povo não é bobo; você por causa de uma mágoa inexplicável, pois não sabemos, suja seu nome com esse tipo de atuação. Bom, a direita bem de vida deve te aplaudir.

Unknown disse...

Ótimo post, Parabéns.
Temos que tirar essa corja suja do Palácio do Planalto.

Vera brum disse...

Que esperanca maravilhosa que voce representa...que orgulho ter um brasileiro como você!Quando leio ou escuto você Vereza...por instantes penso que somos um povo feliz,inteligente e digno.Obrigada por nos dar alento e forças para acreditarmos que nem tudo esta perdido.Que Deus te abençoe todos os dias para continuares nos privilegiando com sua sabedoria e sensibilidade.

Fabio disse...

Pô, senhor Vereza, que texto inteligente. Faz todo o sentido, se acreditarmos nos pressupostos que o embasam.

Infelizmente, o que a história nos diz, contradiz alguns pequenos pontos:

1 - Serra não participou do Plano Real, pelo contrário, como grande economista, opôs-se a ele, dizendo que daria errado.

2 - Serra não criou os genéricos.

3 - Serra não se formou na Universidade do Chile, e sim, fez um curso da CEPAL, não reconhecido como graduação no Brasil. Na prática, em termos oficiais, Serra tem pós-graduação reconhecida, mas não graduação. O que não quer dizer nada: um dos mais respeitados sociólogos do Brasil, hoje, mal se elegeria deputado federal, enquanto um torneiro mecânico tem 83% de popularidade. Foi, no mínimo, mais hábil.

Aliás, essa história de estudo... Trotsky não tinha faculdade, mas liderou o Exército Vermelho contra os Brancos (anti-bolcheviques), e mais 14 nações estrangeiras. E venceu. E depois, foi apeado do poder por Stalin, que tinha menos estudo ainda do que ele... e esmagou a Alemanha nazista.

Ah, falar em nazismo... não foi a Igreja Católica que a apoiou? Essa mesma, da CNBB, que foi pega fazendo panfletos anti-Dilma?

Contradições, companheiro...


4

Anônimo disse...

Olá, Carlos Vereza! É muito alentador, para mim, vê-lo expor com tanta coragem uma que LULA e o PT foram protegidos pela ditadura. Ninguém mais fala isso na sociedade brasileira! OS PETISTAS FORAM PROTEGIDOS PELO TUMA E PELO GOLBERY! Mas agora eles estão reescrevendo a história. O esquerdismo infantil dos anos 60 virou resistência democrática. Gostaria que você escrevesse mais sobre sua relação com o Partido Comunista; como ela evoluiu, e em que momento você passou a ver o PSDB como alternativa.

abraços,

Josué

Anônimo disse...

A eleição já passou e ficamos livres da volta de FHC, o que seria o tiro de misericórdia na nossa Pátria amada, idolatrada.
Porque será que a Globo, a Abril, a Folha de São Paulo e o Estadão querem governar o Brasil? Entraram com tudo na batalha da eleição. Souberam colocar seus generais em campo: Arnaldo Jabor, Diogo Mainardi, Renaldo Azevedo, Míriam Leitão, Lúcia Hipólito, William Bonner, William Waack, a tal Mônica atrapalhada da Globo News e outros
Felizmente...