MENU

Navegue pelas veredas do Vereza clicando nas opções abaixo:

sábado, 29 de dezembro de 2012

Buck, o bom companheiro!

Buck Jones, (não gostava de seu nome - Amaro - e adotara um nome de guerra de um heroi de estorias em quadrinhos), mas como dizia, Buck, chegara em casa, como de hábito, pela madrugada, e como de hábito, tomara, sem intervalo, três doses generosas de Gim, importado. Sua esposa dormia, já acostumada a rara presença do marido. Buck, estava contente. Assinara um aditivo à uma obra já superfaturada, e tirando os 10% do partido, lhe sobrara algo em torno de $800.000,00 reais em dinheiro vivo; Buck, experiente, não aceitava cheque nem depósito. Pegou na geladeira qualquer coisa congelada, e dez minutos depois de um rápido micro-ondas, frente a uma televisão de 75 polegadas, aconchegara-se a uma "poltrona do papai", e engolia, sem pausas, o que aparentava ser um Strogonof, de pelo menos, dois dias no freezer. O partido estava satisfeito com ele, jamais deixara de pagar o dizimo de suas negociatas, e chegou a ouvir quaquer coisa, como lhe darem um cargo de direção. Mas como explicar a sensação de um profundo tédio, e uma ânsia de vômito que ensaiava subir-lhe garganta acima? Tentou correr para o banheiro, mas o tédio, o Strogonof, já lhe escorriam pela roupa,indo manchar o tapete indiano, que um companheiro trouxera,sem ter que passar pela aduana. A televisão, já fora do ar, tinha, como imagem, os risquinhos tipicos de final de programação. Sem que Buck desse conta, viu-se jovem, cheio de ideais, lutando por um mundo melhor, discursando no final da formatura, com os sorrisos orgulhosos de seus pais e a namorada que viria a ser sua futura esposa..." O que fiz da minha vida?" lembrou-se de um verso de Fernando Pessoa, ele,cento e vinte quilos, arritmia cardiaca, arfando para subir até o segundo andar de sua mansão de mais de dois milhões de dólares. Entrou no chuveiro, vestido como estava. Queria limpar o vômito, o tédio, a alma... Deitou-se nú, ao lado daquela que outrora, fora a Miss do cientifico, e com o tempo engordara quase tanto como Amaro.Olhar fixo no teto,sem perceber as lágimas que escorriam abundantes por seu rosto,pelo travesseiro de plumas...Quem sabe, amanhã, ele não poderia dar um novo rumo à vida? Voltar a ser o Amaro, ético, orgulho de seus falacidos pais...Não pode concuir: uma dor fortissima no braço esquerdo, e tudo escureceu para sempre na vida e no projeto de um novo Amaro...

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A ILHA DA FANTASIA!


Gostaria de desejar Feliz Natal e próspero Ano Novo, mas estaria mentindo. Vivemos uma mascarada, com um país anestesiado por um dos mais covardes marketings, sem projeto que dê à população alguma esperança de uma nação realmente de todos os brasileiro, e, não, de uma quadrilha travestida de partido politico, que tem como objetivo, a perpetuação no poder!

A recessão, a continuar esta "politica econômica", será inevitável; vide o ridiculo Pib deste ano, e a inflação que se acentua, resultado do abandono da herança bendita de FHC, e ações pontuais para incentivar o consumo, com uma demanda que não tem como suprir o mercado interno!

Os escândalos, mais que comprovados, praticados pelo PT, não conseguem mobilizar o povo iludidos por volumosas e milionárias propagandas, "anunciando obras" que não saem do papel!

A transposição do Rio São Francisco abandonada, a Usina de Belo Monte, superfaturada e agredindo o  meio ambiente, as obras para a Copa e os jogos Olimpicos, espertamente ralentadas, serão executadas à "toque de caixa", com os previstos "aditamentos..."

Ainda assim, tivemos um STF atuando com dignidade, mesmo com dois ou três juizes petistas, sem o minimo pudor, na contramão de um valoroso Joaquim Barbosa que surge como um defensor da tão procurada e maltratada cidadania e ética brasileiras!                Carlos Vereza.