MENU

Navegue pelas veredas do Vereza clicando nas opções abaixo:

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Epopéia e atraso!

Os judeus,encurralados na montanha de Massada, prefiriram o suicidio coletivo a serem dominados pelos romanos, chefiados pelo General Flavius Silva, em 73 DC.

O povo brasileiro está cometendo o mesmo ato por motivos opostos à dignidade dos bravos judeus: suicidam-se, escolhendo um destino "estórico",que levará o país ao declínio, ao atraso, em um momento Histórico, em que a globalização conduz a humanidade ao intercâmbio em todos os aspectos, sobretudo na ampliação das liberdades democráticas.

A internet, por exemplo, não sobrevive em regimes autoritários, um meio de comunicação avesso à censura, como, infelizmente sinalizam, as pretenções arbitrárias do partido(?) da senhora Dilma Roussef!

Quando teremos o sentimento de cidadania, para sentirmos a nossa pátria, como extensão dos nossos próprios destinos, das nossas próprias escolhas?

No momento, em que Cuba, abre seu, digamos, sistema, para um maior liberalísmo econômico,assístimos, atônitos, stalinistas embalsamados, saírem de seus sarcófagos, tentando reverter o fluxo irreversível de um mundo cada vez mais conectado!

Retorno à Massada: alí, mais que a defesa da honra, havia a certeza,que o ato extremo, perpetuaría a epopéia de um povo perseguido desde tempos remotos, e que sobrevive, até hoje, exatamente por preservar em seu inconsciente coletivo, que não caminhou impunemente, durante 40 anos em busca da Terra Prometida, um pequeno país cercado de ódio por todos os lados, e sim para manter iluminada a chama de uma persistência que sobrevive desde a poeira dos tempos...

E nós... Precários macunaimas, preferindo a acomodação aos trópicos... Ao langor... Á uma pretensa esperteza, que nos mantém ao atraso... À sífilis... Impaludismo... Barriga d'água... Leptospirose... Dengue... Lombriga... etc.


"Calo-me... Espero... Decifro... As coisas talvez melhorem. Mas eu não sou as coisas e me revolto!"
Carlos Drummond de Andrade.


Teimosamente, estamos juntos!

44 comentários:

Anônimo disse...

A IMPRENSA ACORDOU TARDE DEMAIS?

www.bootlead.blogspot.com

Luis Marcelo Achite disse...

Caro Carlos,

Voce esta completamente certo nos seus comentarios. Estamos indo para uma especie de matadouro e lamentavelmente a grande maioria nao percebe isso. Os mandatarios do PT querem impor censura nos meios de comunicacao, indo numa direcao contraria a globalizacao, de forma que o povo fique mais "imbecilizado" e aceite tudo sem questionar.

Veja o exemplo atual que esta ocorrendo no Ira. A promotoria iraniana pede pena de morte para o blogueiro mais influente do país, senhor Husein Derajshan. Ele esta preso a 22 meses acusado acusado de ter incentivado a criação de blogs e sites contra a ditadura dos aiatolás daquele pais. Veja detalhes em "http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/promotoria-iraniana-pede-pena-de-morte-para-o-blogueiro-mais-influente-do-pais".

Eh exatamente este pais que o senhor Lula considera pais amigo e fica dizendo a todo mundo que o ditador Ahmadinejad eh seu "companheiro". E a "democratica" Dilma vai seguir com esse relacionamento. Realmente da vontade de vomitar ao ver esse tipo de postura.

Um grande abraco.

Marcelo

Luiz Gonzaga disse...

O presidente-agitador perdeu a compostura por agredir a Constituição e incentivar a baderna. Lembra um lider das SA nazista ("Sturmabteilung" - organizações militares do partido). No Brasil, como em vários outros países, a apologia ao nazismo é capitulada em lei como crime inafiançável.

Unknown disse...

Vereza, se realmente é o Vereza, seu texto foi muita conversa para dizer uma única coisa: o PT vai acabar com a liberdade de imprensa. O resto é "perfumaria". Procura o caso da Escola Base para ver o que ocorre quando uma imprensa (ou seria empresas?) podem dizer o que querem sem o ônus das palavras ditas/escritas e a crítica dos criticados. Afinal, antes da liberdade de imprensa (empresa) existe a liberdade em si, a liberdade do cidadão, o que me garante, inclusive, criticar a própria imprensa, suas opções e partidarismos.

Luiz Gonzaga disse...

Carta de um eleitor do Nordeste:

Sinhô prizidenti,

Queru qui u sinhô mi dá otru borsa-familha agora nas inleissão. Si o sinhô num dá eu vô ispaiá aqui nu Garanhum que o sinhô robô pru seu fio Lulinha e pus cumpádi amigo du sinhô…

Zé dus Bico, seu criado

Anล Kลtเล disse...

Infelizmente parece que as pessoas estão em estado de coma, hipnose, dopadas... A maioria delas!

Também me revolto, também não me calo, também estou indignada com tudo o que vem acontecendo. Tento prever o futuro, como ficaremos? Medo, angústia...

Proporcionalmente, são poucos os que gritam tentando acordar os milhares que dormem, precisamos de mais! E precisamos, principalmente, que as pessoas queiram acordar.

Vamos em frente...

[ ]'s...

Paula Dundee disse...

Complicado, Vereza... O povo, como voce mesmo diz, anestesiado pelas bolsas-esmolas, não se preocupa com os rumos de nosso pais... A escola virando faculdade de drogados e bandidos, a educação tratada com desdém pela aprovação automatica, o desrespeito coletivo aos mestres, e enfim, a honestidade tendo quase que ser escondida por (pasmem...) vergonha... Precisamos de mais atitude sim, mas por enquanto não vislumbrei candidato algum para dar essa luz... Meu voto ainda esta sem dono...

Cleber A. Benedetti disse...

Querido Carlos Vereza
Este comentário tem a finalidade de cumprimentar sua franqueza e caráter, quando de seus textos, se houvessem mais pessoas públicas como você, acredito que estaríamos vivenciando uma outra realidade.
Pois bem, foi com grata surpresa que me deparei com seu blog e afirmo que além de fã do ator, agora também sou fã do ser humano Carlos Vereza.
Parabéns, um abraço de coração

Ozéas disse...

No outro dia conheci seu Blog, confesso que fiquei com uma ponta de receio, do homem não alcançar o nome, entretanto, por felicidade, tenho encontrado textos de uma qualidade superior, sem perder a firmeza, coerência e o compromisso com a democracia.
Fica meu modesto registro e a informação que coloquei um link seu lá em casa.
Abç

Anônimo disse...

Vale a pena acessar esses blogs que estão na luta.
http://coturnonoturno.blogspot.com

www.meuararipe.blogspot.com
Esse é de Pernambuco e tem uma enquete onde Serra lidera com folga.

www.pinheirochumbogrosso.blogspot.com
Esse é de Guaranhuns. É sensacional, vale a pena acessar.

Anônimo disse...

Pessoal não deixem de participar da enquete feita pelo site www.inquiete.com.br
Serra lidera, Marina vem em segunda e a Dilma ex-terrorista amarga o terceiro lugar.

Anônimo disse...

Vereza,

Já estou no ponto de fundar a República Separatista dessa Corja que está aí! Realmente não tenho estômago para aguentar pelo menos mais quatro anos de roubalheira, corrupção, desvios, desmandos, autoritarismo, ufanismo, extorsões, inchaço da máquina, apadrinhamento, arrogância, etc., etc

Luiz Gonzaga disse...

Meu filho, meu tesouro. Ou: É preciso censurar a imprensa para preservar os valores da família

Nada se parece mais com uma aristocracia à moda antiga do que o modelo petista de gestão. Os filhos e “sobrinhos” dos figurões do PT logo abiscoitam um cargo público, tornam-se especialistas, autoridades mesmo. Quem não está lotado em alguma divisão do estado atua numa empresa privada que mantêm negócios com o governo.

O que diria o companheiro Lula ao companheiro Franklin, por exemplo, sobre a licitação “de emergência” promovida pelo companheiro ministro, vencida pela empresa em que trabalha o filhote?

— Não liga, não, Franklin! Quando a Telemar meteu aqueles R$ 10 milhões na empresa do Lulinha, o meu Ronaldinho, essa imprensa golpista ficou enchendo o saco! Meu filho não tem culpa se telefonia é um serviço que depende de concessão pública e se o BNDES, na prática, é sócio da empresa que quis investir nele. Seu filho não tem culpa de trabalhar na empresa que você contratou numa licitação feita na correria.

O outro agradece a solidariedade e o apoio moral, já pensando no futuro:
— É por isso, presidente, que precisamos do controle social dos meios de comunicação. Para preservar os valores da família! Da sua família, da minha família, da família da Erenice, da família do presidente dos Correios… Essa imprensa não conhece limites, mistura tudo. Estão se metendo na nossa vida privada.

— São todos invejosos! É que a gente vive uma crise de valores! A direita ainda não descobriu que família é coisa sagrada, é a nossa maior riqueza.

— Riqueza, presidente?
Por Reinaldo Azevedo

Freitas disse...

Vereza, foi navegando pela net que tomei conhecimento do seu blog. Olha parabéns, os seus textos são excelentes é de pessoas com o seu nível intelectual que nos precisamos.
Um abraço!!!!

Luiz Gonzaga disse...

ASSINE O MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Dispara número de assinaturas. À luta, valentes!
Bastou a petição cair na rede. Em menos de duas horas, os signatários saltaram de menos de 100 para 1223 – vi há pouco. Divulgue o manifesto e assine.
ASSINE O MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Para assinar o Manifesto em Defesa da Democracia, clique aqui.
Ou aqui:

https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dHJwa0RDM0VxS2Z3YmpZUE1ub24wNkE6MQ

Lisa disse...

Acabeu de ler seu post epopéia e atraso. De uma coisa eu tenho certeza: Dilma não conseguirá colocar censura na net, visto que aqui é chamada "terra de ninguém". A internet foi uma das vitórias que temos, pois aqui podem tentar,podem fazer o que quiserem, mas o número de tentativas é menor que o número de pessoas conectadas. Aqui podemos protestar e uma coisa que tem força e muita é o facebook, o twitter...as pessoas ainda estão engatinhando, assim como vc postou, mas não desista meu caro amigo pois ainda sua voz não foi calada, ao contrário ele está sendo ouvida agora em todo mundo, visto que a internet estamos conectados ao mundo inteiro então...e mais uma mas o passado fica registrado,Tudo que é feito fica guardado e não tem como ser apago faz jus ao ditado: "O passado a condena". E o passado na nossa canditada é bem feio e pesado. Um abraço Carlos, sucesso!

Anônimo disse...

Carlos, estamos juntos na esperança. O lugar desses corruptos miseráveis está guardado.

Unknown disse...

Voce me comove muito como ator. Sempre o admirei. Estou amando ver vc soltar a voz no que diz respeito ao PT. Admiro-o agora, ainda mais.
Voce e o maximo.

Anônimo disse...

Parabéns pela presença ,coragem, força mais do que admiráveis! Parabés por ser signatário do Manifesto pela Democracia! O Brasil está vivo ! Aleluia!

paschoal disse...

Assino em baixo. Tombar, mas combatendo!

Julio Polidor disse...

Nosso país está, sem dar-se conta disso, entrando numa fase muito perigosa, cheia de populismos, afagos públicos, falsas melhoras econômicas, sem notar que o "monstro cruel" do autoritarismo se aproxima. Tomaram o poder "democraticamente" e pegaram gosto pela coisa, que não pretendem largar de forma alguma. Dentro em breve, virá (se é que já não estão ai) a censura "camuflada", ditadura "camuflada", a liberdade vigiada, etc...E nós e que só sabemos viver "tutelados" continuaremos a ser o povo mais feliz do mundo !

Inez disse...

Carlos
Fico feliz em ler mais um texto brilhante.
Me sinto impotente diante do que vejo acontecer com nosso querido Brasil, promovido por pessoas inescrupulosas cujo único desejo é a satisfação de suas vaidades conquistanto na marra o poder eterno.

adalbertoevangelista disse...

Querido amigo Vereza.....

Meu primeiro compromisso de trabalho pela manhã, é ler ávidamente suas crônicas.
Lendo-as, é como estivesse saboreando um prato que mais gosto.
Você consegue de forma muito inteligente dizer o que sentimos e pensamos diante dos acontecimentos politicos que permeiam nosso país.

Teimosamente tambem estamos juntos.

Continue. Abraços - Adalberto Evangelista

Carlão Pacheco disse...

Todo petista é corrupto. Os que ainda não são, é porque estão negociando o preço.

Edna disse...

Parabéns pela participação no Manifesto, bastante pertinente e,considerado "de direita" por alguns! Eu o considero DE DIREITO!
Aplausos!
Edna

Teca La Macchia disse...

Vereza, inesquecível Bezerra! Meus cumprimentos, e meu respeito pela sabedoria e dignidade em expressar sentimentos que traduzem o que muitos pensamos! Um pesar tão grande com o que estão fazendo com o Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. E para meu desencanto os cupinchas escolheram o filme-saga de sua alteza em detrimento de Nosso Lar e Chico... Já roguei praga: filmes muito melhores foram desprezados pela Academia. Esse no pasará!

Anônimo disse...

Muito obrigado pelos manifestos.
Peço que não esmoreças e continue propagando a verdade em meio a esse mar de ilusões que o Brasil é.

Anônimo disse...

Não vou lutar contra o que eu sinto
Vou me entregar como um soldado cansado e faminto
Não vou lutar contra o que eu sinto
Porque a verdade explode cada vez que eu minto
Não posso mais viver em conflito
Titãs - Não vou lutar.

Luiz Gonzaga disse...

Eu sempre disse para os pobres de espírito: “Votar em analfabeto para presidente é coisa de país atrasado”. Vejam no que deu. Até o judiciário está sendo aparelhado!

Luiz Gonzaga disse...

O filme Filho do Barril ganhará o Oscar da vigarice… Que vergonha!!!

Walter Rodrigues Vendas Filho disse...

Vereza.
Não me conhece embora já tomamos um café juntos em uma cafeteria da Barra da Tijuca. E você gentil e atencioso, esquecendo-se de sua genialidade e talento monstro, me concedeu minutos de atenção como um igual, como alguém do povo. Parabéns pelas crônicas em especial esta é uma pena que a grande maioria do povo brasileiro não tenha cultura suficiente para se deleitar com o que escreve e continua assim cego e assistido como mendigos de uma nação que se diz super potente ou a caminho de mas que no fundo não passa de uma republiqueta de fundo de quintal.

Um forte abraço do fã incondicional e do "amigo" de café.

Anônimo disse...

Segundo turno já!

Do Twitter:


"A diferença entre Dilma e os outros caiu 7 pontos. Continuo a achar que devemos nos dar o benefício da dúvida: segundo turno já!"

(Aguinaldo Silva, novelista da Globo - 23 de setembro)

Marcos Pinto Monteiro de Oliveira disse...

Caro Carlos;

Seus textos e críticas além de muito pertinentes, me ajudam a entender o lastimável e retrógrado momento político que o país vem enfrentando... Gostaria de parabenizá-lo e aplaudí-lo pela sua atitude!
Bravo!

obs: Acompanhei sua entrevista no Jô Soares quando elogiou as "meninas do Jô", também gostava muito, pena que a censura cortou.
Grande abraço!

Anônimo disse...

O problema é que os Brasileiros estão acostumados a receber "esmola" desse presidente falso.
Não querem estudar, achando que "ter leitura" já basta. Tenho uma empresa e quando oferto vaga de emprego, tem vezes que não aparece ninguém ... acreditam ??? E quando aparece candidato ... mão de obra péssima, pessoas que procuram "emprego"e não trabalho. Quando ficam 6 meses começam a vagabundear para ser mandado embora e "pegar seguro"...
Esse é o Brasil !!!!!!

Luiz Gonzaga disse...

Novo vídeo sobre a capa do jornal EXTRA…!

87. http://www.youtube.com/watch?v=v2mVt_bM6H0 O REI ESTÁ NU…!

Luiz Gonzaga disse...

Quem será?

É tão burro...mas tão burro... que conseguiu atingir o limite máximo de sua própria ignorância. Não obstante, ultrapassou-o!

Luiz Gonzaga disse...

Quem será?

É tão burro...mas tão burro... que conseguiu atingir o limite máximo de sua própria ignorância. Não obstante, ultrapassou-o!

Luiz Gonzaga disse...

Quem será?

É tão burro...mas tão burro... que conseguiu atingir o limite máximo de sua própria ignorância. Não obstante, ultrapassou-o!

CRIS disse...

Carlos
Navegando pela net,me deparei com seu blog, o qual pretendo seguir.
Quero parabeniza-lo por tudo o que voce postou até agora.
E são pessoas como voce que faz a diferença,pois nosso querido país ja se tornou uma vergonha.
Graças a DEUS,existe a internet para que possamos dar nossa opinião.
Continue nessa luta querido amigo.
Um dia conseguiremos a paz tão sonhada por milhões de brasileiros, pois ainda existe muita gente humilde sim, mas decente!
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)
grande abraço

CRIS disse...

Carlos
Navegando pela net,me deparei com seu blog, o qual pretendo seguir.
Quero parabeniza-lo por tudo o que voce postou até agora.
E são pessoas como voce que faz a diferença,pois nosso querido país ja se tornou uma vergonha.
Graças a DEUS,existe a internet para que possamos dar nossa opinião.
Continue nessa luta querido amigo.
Um dia conseguiremos a paz tão sonhada por milhões de brasileiros, pois ainda existe muita gente humilde sim, mas decente!
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)
grande abraço

Débora Amaral disse...

Sempre quis dizer isto ao Carlos Vereza o ator que tanto admiro: tenho uma filha chamada Aimée, pois aos 17 anos (hoje tenho 37), cheguei em casa mais cedo e assistindo uma cena da novela Pacto de Sangue, ouvi seu personagem dizer: "Minha senhora Aimée!", junto com o nome que me encantou havia também sua voz que acho bastante "forte" e "marcante".Hoje minha filha tem 13 anos e quando o vejo na tv, repito a mesma histótia: "tu nasceste quando ouvi teu nome pela primeira vez dita por este maravilhoso ator" e hoje ao fim de "Escrito nas Estrelas",quero lhe dizer também que assisti porque o senhor estava lá participando...Assim espero que seja o ator Carlos Vereza que esteja recebendo este email...Abraços da Débora-Itajaí-SC

Kai disse...

O senhor tem plena razão. Acrescento que PT quer instrurar um novo regime político neste país: a idiocracia.

O pior não é apenas a censura. É que vivemos uma verdadeira "revolução dos bichos". o PT que se dizia o defensor dos trabalhadores fez uma das maiores covardias contra esses já cometidas neste país. Tributou os inativos, aqueles que, na maior parte das vezes, já tiveram sua capacidade produtiva esgotada pela idade, já deram seu suor pelo país. Enquanto eram oposição os petistas sempre criticaram tal reforma , mas foi só se elegerem...

o PT, como todo governo autóritário governa pelo medo. seus leitores tentam seduzir aliados para sua causa através desse sentimento. usam a internet, já q nao conseguiram censurá-la, para difundirem o medo. Na comunidade da palestina do orkut dizem q quem eh a favor da causa palestina deve votar em Dilma pq soh o governo lula a respeita , em uma das maiores comunidades de concursos públicos dizem q serra quer acabar com os concursos públicos, o q é impossível com a nossa atual constituição.

Petistas tentam pintar a imagem de lula e de sua sucessora, dilma rouseff, como messias. a único coisa em comum que eles tem com os apostolos d cristo eh q querem governar pelo medo. regina duarte tem medo? eu tenho medo do medo q eles tentam nos imbuir. os disicipulos d cristo ensinaram q quem nao acreditar em cristo vai pro inferno. os discipulos do lula tentam acreditar q se nao votarmos em dilma o brasil vai virar um inferno.

contudo, o governo mula eh q está transformado o brasil em um inferno. tolhendo o nosso direito mais fundamental, o direito mais básico pelo qual a humanidade tanto lutou: o direito à liberdade. chega a ser risível, para não dizer dramático, que um político q foi tão perseguido pela ditadura, pelos censores, esteja kerendo agir da mesma forma. Estamos realmente vivendo uma "revolução dos bichos", mas antes, como no liro, fossem os porcos q tivessem tomado o poder, quem tomou o poder foi uma mula.

Se de fato esse bêbado tem algum discernimento para tomar qualquer decisão política ou se é apenas um fantoche de alguém nunca saberemos. contudo, é oreocupante q nada tenhamos aprendido com a história.

o Estados Unidos só atrairam para si crise e depressão econônima elegendo por 2x seguida a anta americana: george w. bush. nos estamos indo pelo mesmo caminho... em nome d uma "guerra com o terror" os direitos fundamentais dos americanos foram suprimidos, a nação americana retrocedeu. estamos indo pelo mesmo caminho...

Shasça disse...

Talvez por causa deste cerco os judeus encurralam os palestinos á alguns anos. Já imaginou como seria a obra O ANTICRISTO se Friedrich Nietzsche tivesse tomado conhecimento, por exemplo, do Massacre de Chabra et Chatila?

Mari Toledo disse...

Carlos, como sempre oportuno e de racicínio impecável seus comentários, vamos todos com Serra.Temos que levantar para respirarmos deste lamaçal de corrupção e uma ditadura silenciosa.Abraço.